segunda-feira, 1 de junho de 2009

Varejistas esperam pior Dia dos Namorados desde 2006

Pesquisa da Serasa aponta que 70% dos empresários do setor esperam estabilidade ou queda nas vendas

O Dia dos Namorados deste ano, na opinião do setor varejista, promete ter o pior resultado em vendas desde 2006, mostra pesquisa divulgada nesta segunda-feira, 1º, pela Serasa Experian. Dos 1.010 empresários do setor entrevistados em todo o País, apenas 30% esperam crescimento do faturamento comercial em relação à mesma data de 2008. Já 42% acreditam que haverá estabilidade nas vendas e 28% apostam em queda. O resultado só não é pior que o registrado em 2006, quando 34% dos comerciantes acreditavam em recuo do faturamento.

Segundo a pesquisa, a baixa expectativa de vendas para o Dia dos Namorados deste ano é puxada pelo pessimismo das empresas de pequeno porte, das quais apenas 28% acreditam em alta do faturamento neste ano. Para as médias e grandes empresas do varejo, as expectativas de crescimento são melhores - 38% e 39%, respectivamente. Os presentes apontados pelos varejistas como os que mais venderão neste Dia dos Namorados são celulares (25%), artigos de vestuário (24%), flores (18%) e cosméticos (13%).

A pesquisa da Serasa também mostra quais modalidades de compra os varejistas acreditam que serão as mais recorrentes entre os consumidores. Na opinião deles, 52% das vendas serão à vista e 48% a prazo. Das compras à vista, a maior parte será quitada com dinheiro (42%), cartão de crédito (21%) e cheque (18%). Na modalidade a prazo, eles preveem que 40% das compras devem ser pagas em cartão de crédito parcelado, 35% serão efetuadas em cheque pré-datado e 19% ficarão por conta de crediário.

Fonte: Gustavo Uribe/Agência Estado