terça-feira, 2 de junho de 2009

Dúvida de leitores: Reflexões mercadológicas

Enviado por Adriana Veloso

Boa tarde, Sr. Caio !!

Tenho que responder as questões abaixo para um trabalho de faculdade, e o professor pediu que perguntássemos para um profissional qualificado.. sempre li o seu blog Falando de Varejo .. Será q teria como o Sr. me ajudar nestas questões, por favor ?

Desde já agradeço pela atenção.

Obrigada.
Adriana Veloso


Olá Adriana, segue abaixo sua solicitação


Reflexões Mercadológicas: Se você não está seguro destas colocações, questione-as; se estiver convicto, comente-as.

O Marketing recentemente passou a reconhecer suas responsabilidades para com a sociedade.

Em tese. O marketing socialmente responsável ainda é debatido por muitas empresas. Algumas ainda encaram como um custo, mesmo sendo uma maneira de atrair novos clientes, preocupados com os rumos sociais e ambientais do planeta. Entretanto, cada vez mais, ser correto, de maneira social e ambiental, deixa cada vez mais de ser uma opção para se tornar uma maneira de se posicionar no mercado. Se correto valoriza a marca, e melhora a imagem perante a sociedade.

O Marketing não é mais nem menos importante do que outras atividades empresariais; todavia é a primeira atividade necessária a uma boa empresa.

A primeira atividade necessária de uma boa empresa é vender bem. Uma empresa pode ter a melhor estratégia de marketing do mundo, com os melhores profissionais do mercado, mas se isso nao gerar um bom resultado, ou seja, lucro e vendas, não há como o negócio prosseguir a longo prazo. Entretanto, toda boa venda se origina de uma boa estratégia, e toda boa estratégia se origina a partir de um bom plano de marketing.

Os mercados se modificam constantemente e os profissionais de marketing precisam ajustar-se à estas alterações.

Com certeza. Num mundo onde a informação segue cada vez mais veloz, com pessoas facilmente trocando experiências e informações, passando por revoluções de comunicação como o celular, o e-mail e mais recente os blogs e o Twitter, não há como negar que o bom profissional não é aquele que fez no passado a melhor faculdade, e sim, aquele que à todo momento está reciclando e renovando suas idéias.

Segmentação de mercado é o processo de dividir o mercado heterogêneo em segmentos formados de elementos que são semelhantes.

Sim, essa é uma boa definição. Consiste em achar um nicho, um foco de público, que pode variar através de questões como idade, etnia, credo, e comportamentos sociais como hobbies, filosofia de vida, etc.

Um mercado consiste em pessoas com poder aquisitivo e disposição para efetuar
trocas.


Não necessariamente. Tecnicamente falando, sempre objetivamos um mercado, focando em vendas, mas mercados são definidos através de segmentações. Na verdade, de acordo com o mercado, tanto o poder aquisitivo, quanto a disposição para efetuar trocas são variáveis não de acordo com o perfil do consumidor, mas principalmente pelo perfil do produto. Alguns produtos funcionam bem em um mercado, enquanto não prosperam em outros mercados.

Nem todo varejo ocorre dentro de uma loja, e espera-se que o varejo extra-loja aumente.

Dá-se como varejo a negociação de mercadorias entre um ponto-de-venda e um consumidor. A mudança que está acontecendo é que o varejo deixa de ser apenas um ponto de venda, para se tornar um verdadeiro ponto-de-encontro, oferecendo muito mais do que mercadorias. Extra-loja, como a venda por telefone, ou venda à distribuidores, perde o foco e ganha outra nomenclatura, como a venda por atacado.

Os vendedores podem colher belas recompensas financeiras, mas também são motivados por outros meios além do dinheiro.

Num primeiro momento, alguns benefícios como maior qualidade de vida ou incentivos como convênios médicos ou cestas básicas podem parecer mais atraentes para alguns vendedores, mas o bom vendedor é aquele que deseja colher além da venda e está empenhado em vender sempre mais, portanto, ao longo prazo, as comissões mais favoráveis acabam soando mais forte do que os benefícios.

Na seleção de intermediários específicos para o canal de distribuição, o critério mais importante é o grau de acesso ao mercado que se deseja.

Em tese, quanto mais focado no objetivo, maior seria a facilidade de se criar bons resultados. Sendo assim, selecionado intermediários específicos, seria muito mais facil atingir os objetivos de mercado traçados pela estratégia de marketing.

Espero ter lhe ajudado

Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo
FALANDO DE VAREJO
www.falandodevarejo.blogspot.com